COC – Centro de Oncologia Campinas

Campanha arrecada lenços para o Outubro Rosa em cidades da região

Além de ofertar um adereço de apoio à autoestima, ação levará mensagens de apoio a pacientes; há pontos de coleta em Hortolândia e Paulínia

Uma ação altruísta e um ato de carinho. Esses são apenas dois dos muitos objetivos implícitos na Campanha Lenço Solidário, lançada neste mês dentro da programação de mobilização do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama. O Laboratório Ramos Medicina Diagnóstica, em parceria com clínicas de Campinas e com o COC (Centro de Oncologia Campinas), espalhou 15 postos de coleta de lenços em pontos da cidade. Há também pontos de arrecadação em Hortolândia e Paulínia. A intenção é presentear com os lenços – e com mensagens de motivação – as pacientes do COC.

Os lenços doados não precisam ser novos. Antes de serem entregues às pacientes do COC, todos serão devidamente higienizados. E os doadores poderão encaminhar junto uma mensagem de carinho e de motivação para quem for presenteado. Os pontos de coletas receberão doações até o dia 31 de outubro. A data de entrega ao COC, no início de novembro, ainda será definida.

Amanda Fuzetto Vialta, supervisora de marketing do Ramos Medicina Diagnóstica, é uma das incentivadoras da campanha e também exemplo de que um lenço é mais do que um adereço de reforço à autoestima. Ex-paciente oncológica, Amanda atesta o quanto encorajador é ouvir e testemunhar sobre lutas vencidas. “Muitas pacientes não se sentem bonitas durante o tratamento, e mais do que cuidar do visual, precisam sentir que não estão sozinhas”, relata.

Também como parte da campanha Outubro Rosa e Lenço Solidário, o laboratório criou um vídeo com diferentes tipos de amarrações. Para conferir, basta acessar o link https://www.facebook.com/watch/?v=1224695901245004.

O Centro de Oncologia Campinas reforça durante este mês as iniciativas de prevenção e orientação sobre câncer de mama que rotineiramente desenvolve. Palestras com profissionais de diferentes áreas, distribuição de kits, aulas de automaquiagem e sessões de micropigmentação paramédica com a especialista Ana Savoy estão entre as muitas atividades a serem realizadas ao longo de outubro. Todos os eventos foram planejados de forma a respeitar as regras sanitárias de proteção e distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3112-5500 ou pelo WhatsApp (19) 97409- 9002, em horário comercial. As entregas podem ser feitas na Novacordis (no Centro Comercial Aliança da Avenida José Paulino, nº 2.625 – Salas 31-33, em Paulínia) e na Médicos para Todos (na Rua Luís Camilo de Camargo, nº 175 A – no Remanso Campineiro, em Hortolândia).

ENTENDA
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) em 2019, o Brasil registrou mais de 59 mil novos casos de câncer de mama. É o quinto tipo de câncer que mais causa mortes no mundo inteiro. O Inca também aponta que o Brasil poderá fechar o ano de 2020 com cerca de 625 mil novos casos de câncer, dos quais 29,7% correspondem ao câncer de mama. E atenção: todas as pessoas estão sujeitas ao câncer de mama, mas nos homens a doença é mais rara. Por isso o centro de atenção são as mulheres, mais suscetíveis a esse tipo de câncer.

 

____

Matéria publicada na Tribuna Liberal em 16/10/2020

Deixe um comentário