Diretrizes francesas para pacientes com câncer e infecção por SARS-CoV-2

Por Matthew Stenger

Conforme relatado por You et al no The Lancet Oncology, um grupo representativo de oncologistas franceses médicos e de radiação formulou diretrizes para proteger os pacientes com câncer contra a infecção grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) da síndrome respiratória aguda grave.

O desenvolvimento das diretrizes foi supervisionado pelo Conselho Superior de Saúde Pública da França, a pedido do Ministério da Saúde da França. O objetivo das diretrizes é proteger os pacientes com câncer contra a infecção por SARS-CoV-2, mantendo a possibilidade de tratamento contra o câncer.

O desenvolvimento das diretrizes foi motivado por várias linhas de evidência indicando as seguintes observações:

Pacientes com câncer têm maior risco de infecção por SARS-CoV-2 do que a população em geral.

Há um risco aumentado de complicações respiratórias graves com SARS-CoV-2, exigindo tempo na unidade de terapia intensiva em pacientes com câncer versus pacientes sem câncer.

Esse risco está associado a uma história de quimioterapia ou cirurgia no mês anterior à infecção (um fator que inclui a maioria dos pacientes com câncer).

Pacientes com câncer desenvolvem eventos graves em um tempo mais curto do que aqueles sem câncer.

As diretrizes destinam-se apenas a pacientes adultos com tumores sólidos e complementam as diretrizes padrão para a população em geral.

Principais recomendações das diretrizes

Medidas de prevenção devem ser implementadas nos departamentos de oncologia, com o objetivo de evitar qualquer contato dos pacientes com câncer (e departamentos de oncologia e radioterapia) com o COVID-19. Ou seja, o objetivo é fazer com que os departamentos de oncologia e radioterapia permaneçam santuários livres de COVID-19.

A admissão de pacientes com COVID-19 nos departamentos de oncologia ou radioterapia deve ser evitada. Se esses pacientes forem admitidos nos departamentos de oncologia ou radioterapia, eles devem ser isolados de outros pacientes com câncer e transferidos para departamentos especializados em COVID-19 o mais rápido possível.

A presença de pacientes com câncer nos hospitais deve ser minimizada com base na suscetibilidade à SARS-CoV-2. Medidas que permitam o manejo de pacientes com câncer em casa devem ser incentivadas, incluindo o uso de telemedicina e telefonemas para substituir as visitas de segurança; substituição de drogas intravenosas por quimioterapia oral e terapias hormonais; e medidas que permitem a administração domiciliar de agentes anticâncer intravenosos e subcutâneos. Além disso, o ajuste de horários para tratamentos de quimioterapia ou radioterapia deve ser considerado para reduzir a frequência de internações hospitalares. Pacientes com doença metastática de evolução lenta podem receber interrupções temporárias no tratamento e intervalos prolongados (por exemplo, a cada 2 a 3 meses) entre as avaliações da doença.

São propostas várias medidas para os pacientes com câncer que precisam ser internados no hospital para tratamento sistêmico ou radioterapia: os profissionais de saúde devem organizar ligações telefônicas diárias para pacientes planejados para admissão no dia seguinte para garantir que os pacientes não apresentem sintomas do COVID-19 antes de ser admitido em enfermarias de oncologia ou radioterapia; aqueles que apresentam sintomas devem ser encaminhados para departamentos especializados no COVID-19; e os centros ambulatoriais de quimioterapia em espaço aberto devem integrar medidas de separação de pacientes, bem como o uso de máscaras pelos pacientes e pela equipe.

Se o acesso ao tratamento hospitalar do câncer for reduzido devido à requisição de instalações para o manejo de pacientes com COVID-19 ou se a probabilidade de infecção viral e complicações com risco de vida forem consideradas muito altas, a priorização na seleção de pacientes a serem admitidos na o hospital para tratamento do câncer pode ser necessário. A priorização deve levar em consideração a estratégia terapêutica com intenção curativa ou não curativa, idade do paciente, expectativa de vida, tempo desde o diagnóstico e sintomas.

A seguinte ordem de prioridade é proposta, sujeita à discrição do médico e da equipe do paciente: (1) pacientes com câncer gerenciados com tratamentos de intenção curativa (favorecendo pacientes com idade ≤ 60 ou com expectativa de vida ≥ 5 anos, ou ambos); (2) pacientes com câncer gerenciados com tratamentos com intenção não curativa e com 60 anos ou menos, ou expectativa de vida de 5 anos ou mais, ou ambos, e na primeira linha da estratégia terapêutica (início precoce); e (3) outros pacientes com câncer tratados com tratamentos não-curativos, favorecendo aqueles cujas lesões cancerígenas se estendem ou cujos sintomas podem comprometer sua vida rapidamente no caso de descontinuação do tratamento. Pacientes que precisam ser hospitalizados para atendimento de suporte (por exemplo, tratamento da dor, infecção bacteriana ou cuidados paliativos antes da morte) podem ser encaminhados para departamentos não especializados em câncer ou atendimento domiciliar.