Estrutura 

quimio.jpg

Recepção

Desde a recepção, o paciente do COC já se sente acolhido. À sua disposição estão recepcionistas eficientes, prontas para ajudá-lo e encaminhá-lo o mais rapidamente possível ao setor responsável. O paciente pode usufruir de um amplo e agradável espaço, para aguardar sua consulta com tranquilidade e conforto.


Consultórios

São cinco ambulatórios para consultas, adaptáveis para exames ginecológicos, de cabeça e pescoço, cardiológicos, oftalmológicos, entre outros.


Centro Cirúrgico Ambulatorial

Comporta procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade como a retirada de tumores de pele, biópsias e colocação de cateter para quimioterapia, que demandam curta internação, oferecendo agilidade e conforto ao paciente.


Salas de imagens

Exames radiológicos – incluindo raio-X, ultrassonografia e tomografia computadorizada – são realizados em salas especiais e de acordo com as especificações de segurança para instituições hospitalares.


Sala de Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição de células tumorais. Esses medicamentos atingem as células malignas em todo o organismo a fim de diminuir ou cessar a atividade tumoral. Para garantir a eficácia do tratamento, o Centro de Oncologia Campinas conta com uma equipe de enfermagem especializada e apta para dar assistência integral e humanizada aos pacientes em quimioterapia. Essa equipe está preparada para administrar os quimioterápicos de maneira segura e eficaz, bem como para o suporte e manejo dos efeitos colaterais e para esclarecer dúvidas durante tratamento, garantindo uma assistência de enfermagem qualificada.

A quimioterapia do Centro de Oncologia Campinas está equipada com 20 poltronas reclináveis especiais para a quimioterapia, dois leitos para pacientes que necessitam de cuidados especiais, uma sala de atendimento a emergências e uma sala de aplicação de medicamentos intramusculares, subcutâneos e intravesicais.

Nossos pacientes passam por um processo denominado Sistematização da Assistência de Enfermagem, no qual a enfermeira da unidade realiza uma consulta de enfermagem inicial e acompanha os pacientes durante todo o período do tratamento.


Sala de Radioterapia

Cerca de 60% dos pacientes portadores de câncer necessitam de radioterapia em alguma fase de seu tratamento. No COC os pacientes contam com os mais modernos equipamentos para o tratamento de tumores. A localização exata do tumor é detectada por tomografia computadorizada tridimensional e os resultados desse exame servem de ponto de partida para o tratamento no acelerador linear de partículas. Esse equipamento é adequado tanto ao tratamento de tumores profundos (como os de pulmão e de próstata) quanto de tumores superficiais (como os de pele). A utilização de sistemas de planejamento computadorizado possibilita um tratamento mais seguro, com ação mais intensa e localizada da radiação na região doente, e com menor comprometimento de órgãos sadios ao seu redor.


Unidade Transfusional

Equipada com um moderno separador de células que permite a transfusão diferenciada de células sanguíneas em confortáveis poltronas e leitos.


Hospital Dia

Unidade voltada para a realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, que demandam curta permanência de internação do paciente – no máximo 12 horas – após a realização da cirurgia. Para o paciente, o Hospital Dia proporciona um atendimento personalizado; menos transtorno e menos ansiedade em relação à sua patologia, ao tratamento e ao hospital; além da redução significativa do risco de infecção hospitalar e de um retorno mais rápido às suas atividades cotidianas.


Unidade de Hemotransfusão e Células-tronco

Esse setor oferece transfusões de hemoderivados, como concentrado de hemácias e plaquetas, e está capacitado a realizar transplante de medula óssea ambulatorial com reinfusão de células precursoras da medula óssea.