Área de Atuação

saude.jpg

O Centro de Oncologia Campinas reúne uma equipe multidisciplinar formada por profissionais aptos a realizar todos os tipos de exames para o diagnóstico e tratamento de tumores. Esta aproximação entre os profissionais dispensa a procura de múltiplos especialistas.


Oncologia Clínica

Pacientes que necessitam de tratamento global recebem a atenção de uma equipe de oncologistas clínicos. Esses profissionais estão capacitados a diagnosticar todos os tipos de tumores e a prescrever o tratamento mais adequado a cada caso, com técnicas que contemplam quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e cirurgia, quando necessário. O COC também realiza, regularmente, transplantes de medula óssea para pacientes que necessitam de quimioterapia em doses elevadas e para portadores de leucemia, entre outras patologias. Na maioria dos casos, o procedimento é feito em ambulatório, permitindo um rápido retorno para casa.

O Departamento de Oncologia Clínica dá ênfase à prevenção, já que grande parte dos tumores pode ser curada se diagnosticada precocemente. Para isso, faz aconselhamento genético a familiares de pacientes que desenvolvem, principalmente, tumores de mama e próstata, além dos melanomas (câncer de pele). Essas doenças possuem fortes características hereditárias, por isso o risco de ocorrer em mais de um indivíduo da família não deve ser desconsiderado. Em alguns casos, medidas profiláticas são tomadas para evitar a ocorrência da doença.


Cirurgia

Colocação de cateteres para quimioterapia prolongada, biópsias e retirada de tumores de pele estão entre os principais procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Dia, unidade com capacidade de realizar cirurgias de médio de pequeno e médio porte com curta permanência de internação. O COC dispõe também de sala de videoendoscopia de alta resolução para diagnóstico e tratamento de tumores de Boca, Laringe, Esôfago, Estômago, Intestino Grosso, entre outros.


Radioterapia

A radioterapia utiliza a radiação para destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem. Utiliza diversos tipos de energia que podem atingir o local do tumor ou a área do corpo onde se alojam as enfermidades. A grande vantagem é que atua somente na região doente, reduzindo as chances de comprometer os órgãos sadios. Oitenta por cento dos pacientes com câncer necessitam de Radioterapia em alguma fase do tratamento. O COC conta com os mais modernos equipamentos para a irradiação às células doentes.


Clínica Médica

Especialistas em Cardiologia, Pneumologia, Nefrologia, Endocrinologia, Ginecologia e Urologia dão suporte à equipe de Oncologistas no acompanhamento de doenças comuns a pacientes com câncer. Regularmente são verificados níveis de açúcar no sangue, colesterol, pressão arterial, frequência cardíaca, capacidade pulmonar, entre outros, para auxiliar e dar subsídio ao tratamento principal.


Patologia Clínica

O Laboratório de Análises Clínicas do COC está estruturado para realizar todos os tipos de exames necessários ao diagnóstico e tratamento do câncer. Faz desde exames de urina e hemogramas simples para quimioterapia até testes mais sofisticados, como os marcadores tumorais (utilizados no diagnóstico e no acompanhamento da evolução da doença). O tempo médio para a entrega de exames simples é de 30 minutos – contra um ou dois dias em laboratórios convencionais, isso permite que o paciente entre no consultório médico já com os resultados dos exames necessários.


Oncologia Oftálmica

O COC atua no diagnóstico e tratamento de tumores oculares. Pacientes com câncer não-ocular também são submetidos a exames oftalmológicos periódicos para detecção precoce e prevenção de metástases oculares.


Videoendoscopia

Com o auxílio de uma microcâmera de alta resolução, os órgãos do trato digestivo como boca, laringe, esôfago, estômago e cólon (intestino) podem ser minuciosamente analisados. As imagens gravadas são ferramentas importantes para o diagnóstico e acompanhamento da evolução de tumores.


Anatomia Patológica

Biópsias e outras análises de tecidos celulares auxiliam o diagnóstico e a determinação de fatores prognósticos para câncer.


Radiologia

Equipamentos de Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia e Raio-X auxiliam no diagnóstico e tratamento do câncer. A emissão de laudos é realizada rapidamente, contribuindo para o melhor atendimento do paciente e facilitando, para o médico, as decisões de conduta no tratamento oncológico.